Belo Horizonte: CTGM promove evento para integrar servidores

O formato dinâmico tem intenção de interagir os projetos em andamento na Controladoria e Subcontroladorias.

Acontece hoje, 16, o “II Integra CTGM”, promovido pela Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM). As palestras ocorrem de forma simultânea em todas as unidades da Controladoria e visam integrar a atuação dos servidores, mostrando o trabalho desenvolvido em diversas áreas da entidade. O objetivo é contribuir para uma efetiva participação da equipe nos projetos e ações em andamento. 

Os responsáveis pelo evento optaram por um formato dinâmico para que todos os servidores pudessem participar, interagir e conhecer os projetos e ações em andamento, na Controladoria e nas suas Subcontroladorias. O evento, em sua segunda edição, acontece nos espaços das próprias unidades, o que permite que os servidores circulem pelas áreas e conheçam todos os colegas e seus ambientes de trabalho.

 “Tomada de Contas Especiais: Indícios de dano X Instauração de TCE”, “Cruzamentos de Dados: Projeto Trilhas de Auditoria e ODP”, “Sigilo e Transparência em Procedimentos Correicionais”, “Estado, Privacidade, Proteção de Dados e Cyberguerra” e “Investigação: Pontos de Integração SUAUDI/SUTRANSP/SUOUVI/SUCOR”, são alguns dos assuntos tratados durante o evento.

A abertura do evento ficou a cargo do controlador-geral do município de Belo Horizonte e presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz, com a palestra “Rede de Controle e Perspectivas do Controle Interno em Âmbito Internacional”, ele comentou sobre a importância das atividades. “Partindo da premissa que a CTGM é a unidade central de Controle Interno dotada de uma atuação multifacetada e abrangente, visto que atua em todos os ciclos do controle (apuração, detecção, correção e monitoramento) é fundamental que os servidores, integrantes da CTGM (SUOUVI, SUCOR, SUADI e SUTRANSP), conheçam as tarefas e projetos desenvolvidos no âmbito do órgão, para que compreendam o funcionamento integrado de todas as áreas, e sintam-se protagonistas da atuação do controle no município”, afirma.

Opinião

Na avaliação da primeira edição do “Integra CTGM”, um servidor manifestou-se da seguinte forma:

“Penso que o evento atingiu ao objetivo de integrar os servidores da CTGM. Tivemos que “suspender” um dia de trabalho (ou até mais, para a preparação do evento), mas foi muito interessante para quebrar a rotina, integrar mais as pessoas – e aqui eu faço um paralelo com o questionário da matriz SWOT, onde uma das fraquezas apontadas por mim foi relacionada ao ambiente interno. Sem dúvidas o evento contribuiu para amenizar este aspecto pois as “oficinas” foram muito úteis para interação entre as atividades dos servidores e o próprio conhecimento das pessoas que compõem a Controladoria. Legal ver no dia seguinte os servidores comentando sobre as palestras do tema “A” com fulano ou do tema “B” com beltrano… me surpreendeu.”