MG- Encontro marca integração da CGE com auditorias das empresas públicas

Integrar as auditorias das empresas públicas à Controladoria-Geral do Estado é um dos grandes objetivos para este ano e já começou a ser cumprido. Nesta terça-feira, 23/04, o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, se reuniu com representantes e equipes de 13 estatais. Também participaram servidores da CGE de diversas áreas, que apresentaram suas principais ações.

 

Fontenelle abriu o encontro e disse que tem se reunido com os presidentes das empresas e reforçado a importância do controle interno para a gestão. “Digo sempre que nosso relacionamento com a empresa passa pela auditoria interna. Por isso, nosso encontro aqui é para fortalecer o trabalho e que ele seja feito em conjunto, em parceria”, afirmou. Uma das propostas feitas pelo Controlador é que a CGE e estatais façam cada vez mais auditorias compartilhadas, utilizando das expertises de cada órgão.

 

A intenção é que o encontro técnico seja feito trimestralmente e que as auditorias participem ativamente de todas as ações da CGE, como consultas abertas, eventos, capacitações, Intranet etc. Um dos assuntos bastante debatidos foi a tramitação de processos de responsabilização de pessoa jurídica com base na Lei Anticorrupção Empresarial. Bernardo Daibert, superintendente da área e representante na reunião da Corregedoria-Geral, vai se reunir novamente com as estatais para tirar dúvidas e alinhar sobre a questão.

 

“As auditorias das estatais precisam dessa força, que está na CGE. Precisamos desse apoio, de atuar em conjunto”, disse a auditora-chefe da Emater, Midraud Franco. Além da Emater, participaram auditores da Epamig, MGS, BDMG, Indi, Inconfidência, Prodemge, MGI, Cohab, Gasmig, Copasa, Cemig e Rede Minas.

 

A auditora-geral Luciana Nogueira apresentou as mudanças feitas na AUGE com reforços nas equipes que têm interface com as estatais. A superintendente Central de Fiscalização Especializada, Cynthia Martins Vieira, apresentou o trabalho da Diretoria de Fiscalização de Empresas Estatais e falou sobre normativos que regulamentam a atuação da CGE junto às empresas.

 

Soraia Quirino Dias, diretora de Transparência Passiva da CGE e que responde atualmente pela Superintendência Central de Transparência e Diretoria de Transparência Ativa, conversou com os auditores sobre a Lei de Acesso à Informação e como ela atinge as estatais. A diretora de Integridade da CGE, Tatiana de Jesus, mostrou como a criação de planos de integridades está sendo incentivada entre os órgãos e também nas empresas públicas.

 

Reginaldo Neres falou sobre a atuação da Assessoria de Apoio às Ações de Controle Interno e Guilherme Caixeta, da Assessoria de Inteligência em Controle Interno, apresentou as ações do futuro Núcleo de Combate à Corrupção.

Fonte:

Patrícia Corrêa Giudice

Assessora de Comunicação Social

Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE)

www.cge.mg.gov.br

Telefone: (31) 3915 8962