São Paulo: Mediação é tema de encontro promovido pela Ouvidoria Geral do Estado em parceria com a ABO

No mês em que se comemora o Dia do Ouvidor – celebrado em 16 de março – a Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo (OGE), em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), realizou um encontro para discutir técnicas e possibilidades de mediação. Com o tema “Mediação: a Ouvidoria no contexto da Lei 13.140/15”, o evento promovido no dia 30 de março reuniu cerca de 100 ouvidores dos setores público e privado na Secretaria Estadual da Fazenda, no Centro de São Paulo.

A programação contou com as palestras “Mediação no contexto atual”, ministrada por Adriana Eugênia Alvim Barreiro, ouvidora da Unicamp; “Mediação entre particulares”, por André Luiz Lopes dos Santos, advogado e consultor do PNUD Brasil – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Maurício Yasuname, gerente de ouvidoria do Banco Bradesco, falou sobre ouvidoria na administração privada; e “Ouvidoria e a mediação no âmbito da administração pública” foi o tema da palestra ministrada por Maria Lumena Balaben Sampaio, ouvidora geral do município de São Paulo.

A abertura foi realizada por Edson Luiz Vismona, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO); Florêncio dos Santos Sobrinho, presidente da seccional da ABO em São Paulo; Evandro Freire, responsável pela Coordenadoria de Tecnologia e Gestão Estratégica da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) e Antonio Fazzani Bina, chefe de gabinete da Sefaz.

“A ouvidoria é um espaço de interlocução entre a organização, pública ou privada, e o cidadão, e tem um papel importantíssimo na resolução de conflitos”, destacou Edson Vismona, ideia que foi reforçada pela ouvidora da Unicamp. “O ouvidor e o mediador se misturam o tempo todo. É ouvindo que construímos soluções e acordos que são benéficos a todas as partes envolvidas”, afirmou Adriana Alvim. Maria Inês Fornazaro, da OGE, considerou o evento muito positivo. “Foi uma oportunidade para troca de experiências, até para reforçar o lado mediador da ouvidoria, mostrando que há outros recursos dos quais o ouvidor pode lançar mão para resolução de problemas”.

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