Maceió: Secretário troca experiências de controle interno em São Paulo

Durante os dias 7 e 8 de dezembro, o gestor da Secretaria Municipal de Controle Interno de Maceió (SCMI), Diogo Coutinho, visitou as sedes da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) e da Ouvidoria Geral do Estado em São Paulo (OGE), para debater a política de transparência pública e a aplicação de ferramentas de combate à corrupção.

Em visita a sede da CGM/SP, Diogo Coutinho foi recebido pelo controlador geral do Município, Roberto Porto, e pelo chefe de Gabinete da CGM/SP, Daniel de Paula Lamounier. O secretário buscou saber mais detalhes sobre o Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos (Sispatri), que visa combater a corrupção interna no serviço público de modo geral.

O Sispatri tem como intuito acompanhar o crescimento patrimonial dos servidores, sejam eles estáveis ou comissionados, através de declaração de bens, sob pena de não receberem suas remunerações caso não alimentem o sistema. Diogo Coutinho destaca a importância da visita e avalia o impacto positivo que a aplicação desse sistema pode trazer à Maceió.

“Nosso intuito é, via termo de cooperação, trazer essa experiência para Maceió, por acreditarmos que se trata de uma ferramenta bastante eficaz no combate à corrupção”, pontuou secretário.

Reunião na OGE/SP

Em visita à sede da Ouvidoria Geral do Estado em São Paulo (OGE), o gestor da SMCI foi recepcionado pelo presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Gustavo Ungaro, e pelo responsável pelo Arquivo Público do Estado, Izaías Santana.

Buscando mais informações sobre a política de transparência pública e ferramentas para sua implementação, Coutinho afirma que as experiências trocadas durante o encontro são essenciais para gerar bons resultados também em Maceió. “Precisamos saber mais sobre experiências bem-sucedidas, como é o caso de São Paulo, para darmos andamento aos nossos projetos e obtermos bons resultados em Maceió”, avaliou.

“A nota 10 obtida por São Paulo na Escala Brasil Transparente, avaliada pela CGU, mostra que o acesso a informação é realidade, fruto de um trabalho que envolve todos os órgãos estaduais em prol da cultura de transparência, e o compartilhamento de procedimentos e da jurisprudência administrativa faz parte da saudável interação federativa e republicana”, completou Ungaro.

Ranking da Transparência

O Município de Maceió ocupa o 3º lugar no ranking da transparência entre as 27 capitais brasileiras. O resultado faz parte do Ranking Nacional da Transparência, divulgado no último dia 9 pelo Ministério Público Federal (MPF), como parte da programação alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção.

Com nota 9 num ranking de 0 a 10, a capital alagoana também ficou à frente de todos os demais municípios alagoanos e também do Estado de Alagoas, que obteve a nota 6,8. O levantamento foi feito pelo MPF em todos os 5.568 municípios do Brasil, no período de 08/09/2015 a 09/10/2015.

————————————————————–

Informações para a imprensa:

 

Tríade Comunicação

Telefone: (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br