CGE-MT realiza evento de conscientização sobre práticas sustentáveis

A Controladoria Geral do Estado realizou na última quinta-feira (29), o workshop  “Reciclando e Separando Resíduos Sólidos”. O evento faz parte de uma série de medidas de práticas de sustentabilidade que estão sendo adotadas pelo órgão com apoio da Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Na ocasião foram apresentados o planejamento da A3P para este ano, os conceitos iniciais dos critérios ambientais ESG adotados no meio empresarial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS) para 2030. Também foi realizada uma palestra com a dirigente da Cooperativa de Recicláveis, Fátima Ferreira, que deu  orientações de como fazer a correta separação de resíduos sólidos. O workshop foi interativo e dinâmico onde todos puderam participar.

Além do workshop, o órgão tem adotado várias medidas de sustentabilidade como as
 campanhas de arrecadação de livros usados e de equipamentos eletrônicos sem uso. Os livros serão destinados às bibliotecas públicas Saber Com Sabor e os eletroeletrônicos ao Hospital do Câncer de Cuiabá.

 
O secretário-adjunto executivo de Ações Estratégicas da CGE, José Alves Pereira Filho, disse que a adesão ao programa A3P demonstra a preocupação da CGE com a responsabilidade socioambiental e sustentabilidade nas atividades públicas. “Além de aderirmos ao programa, instalamos energia solar no prédio e várias outras medidas sustentáveis estão previstas na reforma que faremos, como o reaproveitamento de água das chuvas”, elencou.

A Controladoria também eliminou o uso de copos descartáveis e incentivou os servidores a adotarem garrafas e xícaras para o consumo de água e café, além de aperfeiçoar a coleta seletiva nas dependências do órgão, que representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo.

A Comissão A3P da CGE é formada por um grupo de servidores e presidida pela Auditora do Estado, Sandra Bacani. Cabe a esta Comissão a missão de elaborar propostas para a implementação de práticas sustentáveis no ambiente laboral da instituição.

 
De acordo com Bacani a Comissão Gestora Interna da A3P tem realizado várias ações que estão previstas no Plano Gestão Socioambiental que vai até 2026.

“Além das ações já implementadas este ano como a sensibilização e redução no consumo de copos descartáveis e incentivo à adoção de copos ou canecas reutilizáveis, outras como o aperfeiçoamento na separação dos resíduos sólidos, compostagem e horta medicinal no ambiente de trabalho estão por vias de serem iniciadas e envolvem parceria com a Fundação Nova Chance, valorizando o trabalho dessa instituição”.

No eixo da qualidade de vida já são rotina entre os servidores e colaboradores a realização de testes de bioimpedância, orientação nutricional, ginástica laboral e técnicas de descompressão e a confraternização mensal dos aniversariantes do mês, ações que aumentam a satisfação do servidor e melhoram o ambiente de trabalho.

 
No mês de fevereiro a confraternização dos aniversariantes foi realizada de maneira mais sustentável,  sem utilização de copos e pratos descartáveis. Até os quitutes foram elaborados de maneira mais saudável, pensando principalmente em que tem intolerância a glúten, lactose etc.

O que é A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, a instituição protege a natureza e, em consequência, reduz gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.

Fonte:
CGE-MT