Secretaria de Saúde recebe servidores da CGE-MS em dia de visita técnica

Na ocasião, além da troca de informações, o órgão central do sistema de controle interno governamental disponibilizou diretrizes sobre atribuições, normativos e instrumentos de atuação.

Com visitas técnicas previstas para todo o ano de 2024, na manhã do dia 30 de abril, servidores da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) estiveram na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) para trocar informações e conhecer o ambiente de atuação do Órgão. Previsto na Resolução CGE/MS nº 95/2023, o ciclo de visitas é desenvolvido pela Corregedoria-Geral do Estado (CRG) e faz parte de uma estratégia de aproximação entre as instituições do Poder Executivo Estadual com a finalidade de incentivar a utilização assertiva dos recursos públicos.

De acordo com a corregedora-geral do Estado, Luciana da Cunha Araújo Matos de Oliveira, o destaque da iniciativa no contexto da SES foi a disposição do Órgão em adotar as sugestões de melhoria de procedimentos relacionados ao sistema informatizado que dá suporte à atividade correcional, o e-PAD. “A USCI [Unidade do Sistema de Controle Interno] se mostrou inteirada das rotinas de trabalho, apresentando sugestões quanto ao tratamento adequado de denúncias e, também, de atuação preventiva quanto à gestão e fiscalização de contratos”, afirmou.

A iniciativa se confirmou como uma oportunidade de integração entre as equipes de trabalho da CGR e do órgão anfitrião. “Destaco como importante o debate sobre questões pontuais da SES a respeito do tratamento dos mais variados temas correcionais. Ressalto, também, a relevância da padronização de procedimentos e as orientações quanto ao acionamento para atuação do Comitê de Ética nos processos correcionais”, compartilhou o auditor de Estado e chefe seccional da CGE-MS vinculado à SES, Rodrigo Gonçalves.

As próximas instituições a receberem a visita técnica da CGE-MS são a Secretaria de Educação (SED), Secretaria de Fazenda (SEFAZ), Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).

Fonte:

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS

Foto: CGE-MS