Servidores da CGE-MT ficam em quinto lugar no Prêmio de Eficiência e Inovação

Servidores da Unidade de Inteligência da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) ficaram na quinta colocação da categoria satisfação do Cidadão ou Servidor do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas do Governo do Estado. A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda (15), no Palácio Paiaguás.

Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto são os servidores Adriano de Aguiar, Angelton Freire de Alencar, Felipe Callori, Giovanny Montinny de Almeida Dantas e Jonathan Santana Silva.

A equipe venceu com o projeto de aprimoramento da plataforma Cadastro Estadual de Empresas Inidôneas/ Suspensas (CEIS), na categoria satisfação do Cidadão ou Servidor. O CEIS é um sistema que gerencia dados sobre empresas e pessoas físicas com restrições ao direito de licitar ou de celebrar contratos com a administração pública, receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios, dentre outras penalidades.

Ele consiste em uma lista de empresas contratadas pelo Governo que não entregaram o que prometeram, que foram ineficientes, ou praticaram algum ato de corrupção contra a administração pública, entre outros. Em 10 meses de funcionamento já emitiu mais de 11 mil certidões.

A ferramenta foi aprimorada para dar mais segurança, transparência e eficiência à gestão dos dados dos fornecedores impedidos de participar de licitações e contratar com o poder público, servindo também como ferramenta de controle social.

Entre as vantagens da plataforma estão a celeridade no processo de análise das empresas cadastradas pela prática de atos lesivos contra a administração pública e a possibilidade de emissão eletrônica de certidões positivas e negativas por CPF ou CNPJ. Pessoas físicas e jurídicas interessadas em concorrer em licitações públicas poderão gerar automaticamente uma certidão negativa de inscrição no cadastro para anexá-la à documentação exigida no certame.

Segundo um dos idealizadores da proposta, Felipe Callori, a forma que essa lista era disponibilizada era antiquada e ineficiente para as demandas de contratação pública, e por isso, fazia-se necessária a modernização na emissão de certidões e de dados. “Agora o sistema é moderno e automatizado, onde é possível extrair dados analíticos sobre pessoas físicas e jurídicas com cadastro ativo na ferramenta, tipos de sanções aplicadas, prazos das penalidades e histórico de irregularidades de fornecedores”, explica.

De acordo com Angelton Alencar, a transição para um sistema moderno e integrado agiliza o processo de licitação e promove uma maior transparência e confiabilidade nas operações governamentais. “Antes a empresa tirava um print do site para comprovar sua situação regular e participar da licitação. Agora ela entra no sistema e emite uma certidão, e o servidor faz a verificação deste documento”, explica.

Angelton Alencar diz que estar entre os 10 ganhadores já é gratificante e se sente muito feliz. “Agradecemos a alta gestão da CGE por nos proporcionar um ambiente de trabalho que incentiva a idealização e realização de projetos de desenvolvimento e nos dar liberdade para poder trabalhar e fazer o melhor”, comemora.

Premiação

Ao todo, foram inscritos 450 projetos em três categorias. O Prêmio de Eficiência e Inovação, organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), reconhece as 10 melhores práticas em cada uma das três categorias estabelecidas: Transformação Digital, Redução de Custos/Melhoria da Receita, Satisfação do Cidadão ou do Servidor.

Os prêmios serão em dinheiro e passagens aéreas nacionais e internacionais com direito a acompanhante, com destinos escolhidos por cada vencedor. A premiação em dinheiro vai de R$ 40 mil para o 10º colocado até R$ 200 mil para o 1º lugar. A equipe da CGE irá receber R$ 100 mil reais mais passagem aérea para América do Sul com acompanhante e também foram entregue o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas” para os vencedores.

Fonte:

CGE-MT