Estudantes em Movimento: conheça o projeto que promove a participação cidadã e o protagonismo estudantil em âmbito nacional

O Projeto Estudantes em Movimento é coordenado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e desenvolvido em parceria com as controladorias-gerais dos estados e municípios e as respectivas secretarias de educação do Brasil. A iniciativa visa fomentar a cidadania ativa entre os estudantes da rede pública de ensino, promovendo a cultura da integridade, a transparência, o controle social e o fortalecimento de atividade de Auditoria Cívica nas escolas.

A dinâmica do programa é baseada em uma competição saudável, que engaja alunos, professores, servidores, pais e toda a comunidade escolar. O objetivo é transformar o aprendizado sobre cidadania em ações concretas dentro da escola e do dia a dia dos estudantes. Todas as etapas contam com o apoio das controladorias e secretarias de educação locais.

A educação desempenha um papel central no desenvolvimento de competências cidadãs e na formação de indivíduos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. No entanto, muitas vezes, o ambiente escolar carece de iniciativas que incentivem os alunos a se envolverem ativamente na melhoria de sua realidade local e na construção de soluções para os desafios que enfrentam.

O projeto busca preencher essa lacuna ao oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver ações que impactem positivamente suas escolas e comunidades. Ao estimular a participação ativa dos jovens, o programa incentiva alunos de todo o Brasil a se engajarem em iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade da educação e da gestão escolar. Por meio de ações colaborativas e inovadoras, busca desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe e responsabilidade social, fomentando uma cultura de participação democrática e cidadania ativa. Dessa forma, contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados, capazes de influenciar positivamente suas comunidades e o país.

Um dos idealizadores do Estudantes de Atitude, Henrique Ziller, ressaltou a importância do projeto para os jovens e para a sociedade. “A nomenclatura não importa tanto: cidadãos conscientes acompanhando a aplicação dos recursos públicos fazem a diferença”.

A edição 2025 será direcionada a novos estados e municípios que ainda não executam projetos dessa natureza, com a seleção de até cinco controladorias estaduais e 15 municipais, que poderão inscrever até 10 escolas cada.

A participação envolve critérios específicos de seleção, cronograma de execução e mecanismos de pontuação e classificação. Ao final da edição, haverá premiação para as escolas e professores destaque, bem como reconhecimentos para as controladorias, secretarias de educação e profissionais da imprensa.

Formulário de Inscrição – Projeto Estudantes em Movimento 2025

Formulário de Inscrição – Prêmio de Imprensa: Auditorias Cívicas nos Estados e Municípios

Confira o edital aqui: Edital 02.2025 – Estudante de atitude 2025-2

Conheça o Estudantes em Movimento

Fortalecer a ética, a cidadania, a democracia, a transparência e o controle social dentro das escolas brasileiras é o principal motivo para levar adiante a nacionalização deste projeto, originalmente chamado “Estudantes de Atitude”. Criado em Goiás, em 2019, o programa já mostrou que tem um impacto real na formação dos alunos e no fortalecimento da cultura de integridade nas escolas.

Com a ampliação para outros estados e municípios, o programa ganha um novo nome: “Estudantes em Movimento”. A expansão vem em um momento crucial, em que o Brasil enfrenta desafios como a desconfiança nas instituições públicas. Diante desse cenário, o projeto aposta no protagonismo estudantil como ferramenta para incentivar a participação ativa dos jovens.

A experiência acumulada em Goiás, comprova o potencial transformador dessa iniciativa. O crescimento contínuo no número de escolas participantes, aliado aos depoimentos de alunos e professores, mostra que o projeto gera mudanças reais — tanto no desenvolvimento pessoal dos estudantes quanto na melhoria do ambiente escolar. Além disso, a metodologia já serviu de inspiração para iniciativas semelhantes, como o “Estudantes no Controle” no Mato Grosso do Sul e o “Aluno Auditor” em Belo Horizonte.

O objetivo é ampliar esse impacto para todo o Brasil, permitindo que estados e municípios implementem a iniciativa de acordo com suas realidades. Para isso, o projeto prevê:

  • Formação de professores e gestores escolares;
  • Aplicação da Auditoria Cívica como ferramenta de avaliação e monitoramento da gestão escolar;
  • Ações para solucionar os problemas identificados na auditoria, estimulando a transformação real no ambiente escolar;
  • Criação de projetos estudantis de impacto social, protagonizados pelos próprios alunos;
  • Engajamento das famílias e da comunidade escolar, fortalecendo a rede de participação cidadã;
  • Monitoramento e avaliação constante para acompanhar o progresso e os resultados.

O Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno) será um parceiro estratégico nesse processo, oferecendo suporte técnico e ajudando a adaptar a iniciativa às diferentes realidades estaduais e municipais.

O projeto não apenas incentiva a participação social e o pensamento crítico dos estudantes, mas também tem o potencial de se tornar uma referência nacional em educação para a cidadania. A demanda por iniciativas como essa é cada vez maior, e agora é o momento de levá-la para todo o Brasil.

Saiba mais: https://conaci.org.br/estudantes-em-movimento/

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.