Controladoria ministra palestra sobre ética a servidores do MTPrev

Palestra tem objetivo de convidar servidores para o curso que será ministrado pela CGE a todos os órgãos que já aderiram ao programa Integridade MT

Os servidores do Mato Grosso Previdência (MTPrev) participaram na segunda-feira (19) da palestra “Ética em Ação: Servidores na Trilha da Integridade”, ministrada pelo filósofo e servidor da Controladoria Geral do Estado (CGE), Douglas Remonatto.

O MTPrev é a quarta instituição a receber a palestra que tem como objetivo convidar os servidores para o curso de mesmo nome, que será ministrado pela CGE a todos os órgãos que já aderiram ao programa Integridade MT.

O Diretor-presidente do Mato Grosso Previdência (MTPrev), Elliton Oliveira de Souza, disse que a palestra foi extremamente proveitosa e que o programa Integridade MT chegou em um momento muito oportuno para as pretensões do órgão, que busca renovar sua certificação no Pró-gestão- programa de certificação que visa o reconhecimento de boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

“Em 2021 iniciamos o processo de certificação da Instituição junto ao Ministério da Previdência por meio do Pró-gestão. Neste sentido, inúmeras alterações foram realizadas, inclusive a criação de uma Unidade de Compliance Previdenciário. O desafio para 2024 é renovar a certificação do MTPREV no nível IV, o maior possível. Atualmente somos certificados no nível III. O programa de Integridade MT será essencial para a busca deste objetivo, estamos empolgados”.

Remonatto apresentou as definições históricas e práticas dos conceitos de ética, moral, e integridade, além de instigar os participantes a pensar sobre ética e moral: dois pilares da ação humana ante os dilemas da vida, e refletir sobre as situações-limite e a ética da responsabilidade.

“A ética é a área da filosofia que estuda a origem e a validade dos valores humanos. Quando falamos em integridade estamos falando exatamente de internalizar a ação desses valores. Portanto, não há outra maneira de abordar a questão da integridade que não seja primeiramente por meio de uma abordagem ética sobre os valores humanos e a transformação desses valores ao longo da história”, destacou Remonatto .

Durante a abertura, o auditor da CGE, Rodrigo Amorim, também fez uma explanação sobre o programa Integridade MT, que congrega uma série de medidas institucionais que visam a prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

O programa tem como foco principal fazer com que a administração pública estadual não se desvie do objetivo de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.

A Controladoria trabalhará o programa de integridade do Estado com essa formação integral sobre a história dos valores humanos, para que assim possa-se criar um campo fértil de referências do que são bons valores.

Fonte:

CGE-MT