Conaci participa da XVIII Reunião Plenária da Enccla

Após uma semana de encontros online, aconteceu hoje, 04, a plenária de encerramento da Enccla. 

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) participou, durante a semana, de 01 a 04 de dezembro, da XVIII Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Durante as reuniões, o presidente do Conselho, Leonardo Ferraz, a secretária-executiva, Renata Rezende e o controlador-geral do Estado do Paraná e, também, membro titular do Conaci, Raul Clei Siqueira, representaram o Conselho para dialogar sobre o que foi feito até aqui e quais serão as ações para o próximo ano.  

 

A plenária teve o objetivo de debater e compartilhar experiências com diversas instituições sobre o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. A 18ª edição foi virtual e a ENCCLA chegou à marca de 300 ações e metas executadas ao longo da história. Durante a semana, houve discussões dos grupos de trabalho sobre Corrupção e Lavagem de Dinheiro e foram definidas as Ações para 2021. 

 

Raul, que representou o Conselho no grupo de discussão sobre Lavagem de Dinheiro, falou sobre as ações que têm como objetivo prevenir, detectar e punir assuntos ligados ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.  Como por exemplo, “o fortalecimento aos instrumentos de governança, de integridade, de controle do setor público, o aprimoramento das relações do setor público com os entes privados, para evitar qualquer conflito de interesse, o aprimoramento de mecanismos de coordenação e de atuação estratégica operacional do setor público para enfrentamento da corrupção”, citou o controlador.  

 

“Nós temos a participação ativa do Conaci e da CGE, inclusive em propostas e projetos que tragam a melhoria da integridade da administração pública com ferramentas modernas de tecnologia, como o blockchain, como inteligência artificial”, fala Siqueira. Ele ainda ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimento, informações e dados com outras organizações para a melhoria da vida da sociedade.  

 

Renata representou o Conselho no grupo de discussão sobre Combate à Corrupção e ressaltou a importância dessa atuação integrada “a troca de experiências e a articulação entre os órgãos membros da Enccla enriquece os debates e contribui para o fortalecimento do combate efetivo à corrupção no nosso país.” 

 

Neste ano, a Enccla avaliou a participação efetiva de todos os membros nas reuniões para discussões das Ações. O Conaci participou ativamente de 86% das reuniões das quatro ações nas quais foi colaborador, o que demonstra o comprometimento dos membros representantes do Conselho. Hoje, 04, durante a plenária de encerramento, em que foram aprovadas as ações para o próximo ano, Ferraz demonstrou seu contentamento pelos trabalhos desenvolvidos pelo conselho. “O reconhecimento da efetiva participação e engajamento do Conaci em diversas ações da Enccla é motivo de muita satisfação para todo o Conselho, na medida em que fica demonstrada a relevância do papel do controle interno em conjunto com diversos outros atores, no combate aos efeitos deletérios da corrupção. Nesse particular, para 2021, o Conaci buscará contribuir em ações relacionadas ao compartilhamento de bases de dados, padronização de informações de licitações e contratos, big data e inteligência artificial, consolidar a divulgação do programa nacional de enfrentamento de ilícitos ambientais”. 

 

Conheça as ações que contarão com a colaboração do Conselho:  

 

Ação 01/2021: Criar mecanismos para o compartilhamento direto e contínuo de bancos de dados, em ambiente seguro, entre os atores estatais responsáveis pela prevenção, detecção e repressão à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. 

 

Ação 07/2021: Padronização do formato das publicações de atos envolvendo licitações/dispensas e contratos e possibilidades de uso das informações. 

 

Ação 08/2021: Big data e inteligência artificial: usos voltados para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. 

 

Ação 09/2021: Consolidar e difundir o Programa Nacional de Prevenção a Fraude e Corrupção.Ser 

 

Ação 10/2021: Propor medidas para fortalecer o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro relacionadas aos ilícitos ambientais. 

 

Ação 11/2021: Propor medidas para fortalecer o enfrentamento à fraude documental.