Grupo de Trabalho do Conaci realiza reunião on-line sobre Sistema de Integridade

Durante a 5ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci –  (RTC) foram constituídos Grupos de Trabalho (GT) com diversos temas que visam ao aperfeiçoamento do controle interno brasileiro. Como parte das ações preparatórias, o GT “Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros”, realiza nesta quarta-feira (6), às 14h30, uma reunião on-line entre os membros do Conaci e a professora da Universidade de São Paulo (USP), Cecília Olivieri.

A proposta da reunião tem por objetivo debater estratégias para enriquecer e apresentar o planejamento do trabalho na 6ª RTC, que acontecerá nos dias 21 e 22 de março, em Alagoas, ocasião também em que o grupo apresentará as ações em curso e os próximos passos.

O GT é formado por membros do Conaci, sendo eles: Gustavo Ungaro – presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo (CGA-SP) e coordenador do grupo, com equipe composta por Miriam Freitas (Auditora Geral da Bahia); Silvia Correia (Controladora e Ouvidora Geral Adjunta do Ceará) e Luiz Paulo Freitas Pinto (Auditor Geral do Rio Grande do Sul).

Com a iniciativa da conferência on-line, o coordenador do GT, Gustavo Ungaro pretende viabilizar a participação dos membros do Conselho de todas as regiões no debate. O acesso pode ser realizado por aqui. Para interagir durante a conferência, basta seguir as instruções. Já as dúvidas podem ser enviadas para fundap.vc@fundap.sp.gov.br.

Grupo de Trabalho (GT) “Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros”

Constituído durante Reunião Técnica do Conaci (RTC), o grupo “Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros” tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da metodologia utilizada na pesquisa que subsidiou a elaboração do diagnóstico do Sistema de Integridade, do Instituto Ethos, quanto aos seguintes quesitos: transparência no orçamento público, contratação de obras e serviços pelos Estados e controle interno dos Estados brasileiros.

O grupo pretende identificar os indicadores de risco de corrupção referente à transparência do orçamento, às aquisições de bens e serviços realizadas pelos órgãos, bem como mapear o índice de qualidade do controle interno com base em indícios e indicadores consistentes e realistas, considerando a forma de atuação dos órgãos de controle interno do país e a heterogeneidade das estruturas organizacionais e operacionais dos entes federados.

Sobre Cecília Olivieri

Graduada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP (1998) e em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas – SP (2008). Atualmente é professora doutora no curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), seus trabalhos mais recentes estão na temática do controle interno governamental, relação entre política e burocracia além de trabalhos na área de diagnóstico dos sistemas de Integridade.

 

 

 

————————————————-

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099
Texto: Monique Ferbek