CGM-SP lança 3ª edição do Projeto Estudantes em Ação
Projeto promove cidadania, controle social e protagonismo estudantil na rede pública de São Paulo

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME-SP), lançou a 3ª edição do Projeto Estudantes em Ação, iniciativa que reconhece práticas escolares transformadoras e busca consolidar uma cultura de cidadania ativa e controle social desde o ambiente educacional.
Inspirado no programa Estudantes de Atitude, desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), o projeto estimula estudantes e professores da rede pública municipal a identificarem problemas reais em suas escolas e proporem soluções criativas e colaborativas, com base em valores como integridade, direitos humanos, participação social e cultura de paz.
A iniciativa é composta por quatro etapas principais:
- Oficina para Professores Orientadores, com formação sobre os objetivos e a metodologia do projeto;
- Tarefa Especial, com foco no tema “Jogos de Azar: Riscos e Consequências”;
- Auditoria Cívica, conduzida pelos próprios estudantes para análise crítica do ambiente e da gestão escolar;
- Desafio, em que os alunos planejam e executam uma ação concreta de impacto positivo na escola ou comunidade.
As atividades incentivam o protagonismo juvenil e fortalecem a relação entre a escola, a comunidade e a administração pública. Ao final do processo, as escolas e Grêmios Estudantis com as melhores pontuações recebem prêmios em recursos financeiros, destinados à melhoria do ambiente escolar. A equipe vencedora também participa da ação “Um dia na Prefeitura”, com visita institucional à sede do Executivo paulistano e interação com gestores públicos.
Com mais de R$ 140 mil em premiações, o Projeto Estudantes em Ação reafirma o papel estratégico das controladorias no fomento à educação cidadã e na formação de uma nova geração de agentes públicos e sociais. A iniciativa se alinha às diretrizes do controle interno moderno, que vai além da fiscalização e aposta em ações educativas, preventivas e transformadoras.
Fonte:
CGM-SP