Adjunto da CGE marca presença no Encontro Nacional de Corregedorias

O secretário-adjunto de Corregedoria-Geral da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), Renan Zattar, marcou presença na última semana (21 a 23/11) no Encontro Nacional de Corregedorias, realizado em Brasília (DF) pela Controladoria-Geral da União (CGU), em comemoração aos 18 anos do Sistema de Correição (SisCor).

No evento, foram abordados temas relacionados à matéria disciplinar, inclusive com a realização de oficinas de capacitação voltadas para a melhoria do desempenho da atividade correcional. Entre os temas tratados estiveram: perspectivas e desafios da apuração correcional de assédio sexual, produção de provas efetivas no procedimento correcional, modelo de maturidade correcional, aplicação da metodologia de gestão de riscos com base em ilícitos administrativos, indiciamento e relatório final descomplicados e como calcular a dosimetria da sanção.

Um dos destaques da programação foi a análise feita pelo  ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, sobre a trajetória da atividade correcional ao longo dos anos.  Frente à diversidade de instâncias de controle e repressão que atuam de forma independente e, por vezes, contraditória, o ministro ressaltou a importância de uma atuação governamental unificada. Segundo ele, o Estado brasileiro deve ser percebido como uma entidade coesa na resolução desses desafios.

“Para atingir esse objetivo, a CGU está trabalhando em estreita colaboração com órgãos federais e estaduais, promovendo a celebração de acordos de cooperação entre as controladorias e corregedorias de diversas instâncias federativas”, disse Carvalho.

O CGE-MT possui termo de adesão ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor) da CGU desde 2019. A parceria possibilita à CGE-MT receber treinamentos na área de correcional, material orientativo e sistemas informatizados da CGU.

Fonte:

CGE-MT