Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
52ª RTC: painel destaca a estruturação das linhas de defesa na perspectiva do Controle Interno
As linhas de defesa no Controle Interno se referem a uma abordagem estruturada para garantir que uma organização esteja protegida contra riscos e que seus objetivos sejam alcançados de maneira eficaz e eficiente. A estruturação do Modelo de Três Linhas de Defesa vai ganhar destaque no Ciclo de Palestras da 52ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que nesta edição conta com o apoio da Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina e da Controladoria-Geral do Município de Florianópolis. O evento é tradicionalmente promovido pelo Conselho, órgão que congrega 69 controladorias brasileiras, incluindo a Controladoria-Geral da União (CGU), tem o objetivo de discutir as melhores práticas e estratégias para promover uma gestão pública eficiente e transparente.
O Ciclo de Palestras da 52ª RTC vai acontecer de forma híbrida em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 05 de dezembro, e vai ser transmitido ao vivo no canal no Youtube, Conaci TV. A reunião proporcionará troca de conhecimentos sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei Anticorrupção (LAC) e IA-CM. Além disso, questões como Gestão de Riscos em Licitações Públicas e cases de sucesso de ferramenta de Due Diligence e benefícios dos controles qualitativos também serão abordadas.
O encontro é voltado aos controladores brasileiros, especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil vai abordar o a inteligência artificial e os impactos na sociedade. Além disso, como pode gerar ganhos em pastas como saúde, educação e enfrentamento da corrupção no país.
“As linhas de defesa já fazem parte do nosso cotidiano no controle e na auditoria. Ademais, precisamos reconhecer que muitas pessoas ainda não conhecem o modelo e não sabem como contribui efetivamente para o trabalho do controlador. Esse painel é uma oportunidade única de aprender mais sobre o tema e entender como pode nos ajudar a contribuir com políticas públicas efetivas para os cidadãos”, afirma, Edmar Camata, presidente do Conaci e secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo.
O evento contará com palestras, painéis de discussão e casos de sucesso, proporcionando insights práticos. Além disso, será uma oportunidade para estabelecer redes de colaboração e parcerias entre os participantes, promovendo o intercâmbio de boas práticas e soluções inovadoras.
A RTC é exclusiva para os órgãos membros do Conaci, mas vamos transmitir ao vivo para você.
Participe online, inscreva-se: https://doity.com.br/ciclo-de-palestras-52-reuniao-tecnica-do-conaci
Programação prévia:
05 de setembro
09:00 – Abertura oficial
09:30 – Palestra de abertura
10:30 – Painel: LGPD, LAC e IA-CM: melhores práticas, entregas e resultados das Câmaras Técnicas
Larissa Ananda – Coordenadora da Câmara Técnica da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Conaci
Rodolfo Serrano – Coordenador da Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM do Conaci
Alexandre Falcão – Coordenador da Câmara Técnica da Lei Anticorrupção (LAC) do Conaci
12:00 – Almoço
14:00 – Case CTGM-BH: Ferramenta de Due Diligence
Claúdia Fusco – Controladora-Geral Adjunta do Município de Belo Horizonte e Subcontroladora de Transparência e Prevenção da Corrupção
14:30 – Case CTGM-BH: Benefícios dos Controles Qualitativos
Angie Nevez – Auditora de Controle Interno da CTGM-BH
15:00 – Painel: Estruturação das Linhas de Defesa na Perspectiva do Controle Interno
Márcia da Rosa Pereira – Vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores Internos (IIA Brasil)
Eduardo Pardini – Mentor no Programa de Líderes Emergentes do IIA
16:00 – Café Regional
16:30 – Painel: Gestão de Riscos em Licitações Públicas
Isabella Brito – Coordenadora-Geral de Prevenção a Conflito de Interesse da CGU
Rodrigo Fontenelle – controlador-geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG)
17:30 – Encerramento