Sala de Imprensa > Notícias > São Paulo: Controladoria Geral do Município participa da Parceria para o Governo Aberto – OGP – Open Government Patnership
Postado em: 2 de agosto de 2018

São Paulo: Controladoria Geral do Município participa da Parceria para o Governo Aberto – OGP – Open Government Patnership

A Controladoria Geral do Município de São Paulo participou da 5ª Cúpula Global da OGP – Open Government Patnership ( Parceria para Governo Aberto) – que foi realizada em Tbilisi, na Geórgia, entre os dias 17 e 19 de julho. O Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, membro do CONACI, representou a Prefeitura de São Paulo, com o Chefe de Gabinete do Prefeito Bruno Covas, Sérgio Avelleda, e Fernanda Nascimento de Lima, da Secretaria de Relações Internacionais.

O evento reuniu participantes de várias partes do mundo que já implantaram ferramentas de Governo Aberto em suas administrações. Também contou com a participação de representantes da sociedade civil, fundações internacionais, pesquisadores, acadêmicos e jornalistas. Juntos discutiram conquistas e futuros desafios na defesa dos princípios de governo aberto.

Gustavo Ungaro, que participou do primeiro encontro que instituiu a Open Government Partnership (OGP) em Londres, e, em um segundo momento, em Brasília, fez uma apresentação reforçando as ações concretas e articulações que repercutem em São Paulo, transformando a cidade em referência no trabalho de Governo Aberto.

Ungaro reforçou que a expressão “Governo Aberto” é um novo paradigma na gestão pública, tornando o gerenciamento de políticas públicas mais transparentes, com dados e informações disponíveis para qualquer interessado e garantindo a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisões, escolhendo objetivos, metas e caminhos a serem seguidos.

O Controlador destacou que, no município de São Paulo, a CGM é o órgão que promove a cultura de transparência na Administração Pública e que trabalha intensamente na implementação da Lei de Acesso à Informação ( LAI), que recentemente completou 6 anos de existência. E reforçou as ferramentas utilizadas pela Prefeitura para fomentar a participação social, como as audiências e consultas públicas, e os diálogos sociais, desenvolvidos através de projetos como o Café Hacker e a Rede INFO Aberta.

Ungaro integrou painel intitulado “Governo Aberto em âmbito local – por que isto é o ponto de mudança”, no qual esteve presente a Vice-Prefeita de Tbilisi e outros representantes municipais e de entidades da sociedade civil.

Além das atividades oficiais do evento, também ocorreram reuniões bilaterais entre os representantes da Prefeitura de São Paulo com o Banco Mundial, com o Presidente da OGP e com entes subnacionais, além da interação com a Embaixada do Brasil na Geórgia.

 

Informações para a imprensa: 

Assessoria de Imprensa da CGM-SP
Telefone: (11) 3113-8236/8237
E-mail: ancordeiro@prefeitura.sp.gov.br
Site: www.prefeitura.sp.gov.br

Mais informações sobre o CONACI:

Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911