Sala de Imprensa > Notícias > São Paulo: CGM presente na International Open Data Conference (IODC), em Buenos Aires
Postado em: 3 de outubro de 2018

São Paulo: CGM presente na International Open Data Conference (IODC), em Buenos Aires

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) esteve presente na edição de 2018 da International Open Data Conference (IODC) – a Conferência Internacional de Dados Abertos. O evento foi realizado em Buenos Aires nos dias 27 e 28 de setembro e reuniu representantes da sociedade civil, poder público, órgãos de controle interno, além de especialistas em gestão de dados abertos, organizações não governamentais, pesquisadores e acadêmicos.

Esta é a quinta edição da Conferência, que em 2018 foi organizada pelo Governo da Argentina, juntamente com a Rede de Dados Abertos para o Desenvolvimento, o Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento e o Banco Mundial. Esta é a primeira vez que o evento é realizado na América Latina. As edições anteriores ocorreram nos Estados Unidos (2010 e 2012), Canadá (2015) e na Espanha (2016).

O encontro reuniu mais de 2 mil pessoas de 85 países, que discutiram e trocaram experiências sobre abertura de dados, acesso à informação e combate à corrupção. Durante dois dias foram realizados workshops, palestras, mesas redondas, sessões interativas e eventos especiais co-criados pela comunidade participante. O objetivo foi fortalecer os esforços de programas de dados abertos em todo o mundo e explorar novas formas de geral valor social e econômico.

Para o Controlador Geral do Município de São Paulo e membro do CONACI, Gustavo Ungaro, a participação no IODC 2018 foi importante para identificar novos desafios e oportunidades para o avanço da agenda de dados abertos da capital, realçando São Paulo como cidade ativa na Parceria para o Governo Aberto – OGP (Open Government Partnership), ao lado de Buenos Aires, Madri e Paris, por exemplo. Além dos painéis e debates, foram realizadas também reuniões técnicas, para intercâmbio de sistemas eletrônicos, boas práticas e iniciativas inovadoras.

“A Prefeitura de Buenos Aires está oferecendo a plataforma de monitoramento georreferenciado de obras públicas, e demonstrou interesse em nosso programa de formação de Agentes de Governo Aberto. Também pretendemos implantar o sistema eletrônico participativo desenvolvido por Madri, adaptando-o às nossas necessidades, sem a obrigação de investimentos milionários em contratações de novos instrumentos, graças à cooperação institucional propiciada pela efetiva participação em redes internacionais de vanguarda”, frisou Ungaro.

 

Informações para a imprensa: 

Assessoria de Imprensa da CGM-SP
Telefone: (11) 3113-8236/8237
E-mail: ancordeiro@prefeitura.sp.gov.br
Site: www.prefeitura.sp.gov.br

Mais informações sobre o CONACI:

Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911