Sala de Imprensa > Notícias > Pernambuco: SCGE orienta gestores e melhora qualidade do gasto em escolas e hospitais
Postado em: 8 de agosto de 2018

Pernambuco: SCGE orienta gestores e melhora qualidade do gasto em escolas e hospitais

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) atua em parceria com gestores do Poder Executivo Estadual, realizando um importante trabalho de orientação, que contribui para a otimização dos processos e ainda para a melhoria dos gastos públicos. Nesse contexto, vem sendo trabalhado o Plano de Promoção da Qualidade do Gasto (Qualigasto), com atuação nas temáticas de alimentação escolar terceirizada, resíduos de serviços de saúde, lavanderia e alimentação hospitalar. O Qualigasto teve início em 2017 e, até agora, realizou 500 visitas em escolas e hospitais estaduais, para inspeções, palestras, reuniões e treinamentos.

O plano é desenvolvido pela Diretoria de Controle da Qualidade dos Gastos (DCQG), através da Coordenadoria de Racionalização de Gastos (CRG). Os resultados alcançados vão desde a economia de recursos públicos, maior eficiência na prestação de serviços, melhoria do ambiente de trabalho, até a regularização da prestação do serviço pelas empresas contratadas. De acordo com o Secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra, a eficientização dos gastos e a geração de ganhos qualitativos têm como consequência a melhoria dos serviços prestados à população. “A SCGE vem atuando em parceria com os órgãos, com a missão de orientar os gestores. E o Qualigasto colocou à disposição da gestão ferramentas e metodologias de controle”, completou.

Nas escolas da Rede Pública, o foco do Qualigastos foi a alimentação escolar terceirizada. O trabalho consistiu em 270 visitas, entre reuniões de apresentação e planejamento; palestras em todas as Gerências Regionais de Educação do Estado para conscientização do gestor escolar, abordando os principais pontos de controle de merenda e também a responsabilidade do fiscal do contrato; e ainda treinamentos com a equipe de nutrição responsável pela alimentação escolar terceirizada, com o propósito de viabilizar a parceria com a SCGE.

A orientação focou em um acompanhamento mais efetivo, por exemplo, das refeições entregues, distribuídas e servidas, além do monitoramento da execução do contrato de fornecimento das merendas, verificando aspectos, como cumprimento dos horários e a compatibilidade com o cardápio estabelecido, primando pela qualidade das refeições servidas aos estudantes.

Já o Qualigasto Saúde foi implantado nos três hospitais da Universidade de Pernambuco (UPE) – Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam); nos seis grandes hospitais do Estado – Hospital da Restauração, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Otávio de Freitas, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena e no Hospital Regional do Agreste -, além do Hospital do Servidor (HSE), que foi o primeiro a receber o plano.

Foram 230 encontros nas unidades de saúde para apresentação, implantação e monitoramento. Todas apresentaram melhorias nos controles propostos pela SCGE. O Qualigasto focou em três áreas: resíduos sólidos, lavanderia e alimentação hospitalar, onde foram criados pontos gerais de controle. Entre os resultados, estão segregação correta de resíduos hospitalares, regularização da prestação do serviço pelas empresas contratadas, maior eficiência na prestação do serviço, melhoria do ambiente de trabalho para os profissionais que atuam nas áreas e ainda melhor aplicação do recurso público.

“O Qualigasto contribui para a melhoria contínua dos gastos públicos, promovendo um ambiente de compartilhamento de boas práticas entre as unidades gestoras parceiras do Plano”, finalizou a Diretora em exercício de Controle da Qualidade dos Gastos, Cristiana Borges.

 

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da SCGE-PE
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Telefone: (81) 3183.0941 
Site: www.scge.pe.gov.br

Mais informações sobre o CONACI:

Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911