Sala de Imprensa > Notícias > Pernambuco encerra reunião com controladores internos
Postado em: 13 de abril de 2018

Pernambuco encerra reunião com controladores internos

A 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que teve como anfitriã a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE), com o apoio Controladoria-Geral do Município do Recife, foi encerrada nesta sexta-feira (13.04). Durante dois dias de trabalho, representantes de órgãos de controle interno de todo o país compartilharam informações e experiências, com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle já aplicados no país, fortalecendo ainda mais a atividade. A reunião abriu o calendário do Conaci de 2018, estando o próximo encontro marcado para junho, em Minas Gerais. Além da reunião, outros dois importantes eventos marcaram a passagem do Conaci por Pernambuco: o Seminário  Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança, que lotou o auditório Beberibe, no Centro de Convenções, na manhã da quinta-feira (11.04); e a posse festiva da diretoria do Conaci, que terá no comando por dois anos o Contador e Auditor Geral do Rio Grande do Sul, Álvaro Fakredin, e do Conselho Fiscal.

Para o Secretário da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, Ruy Bezerra, a realização do evento no Estado foi bastante oportuna. “O controle interno tem sido um importante aliado para a gestão pública. Quando assumimos a SCGE em 2016, recebemos do governador Paulo Câmara a missão de aprimorar os mecanismos de controle interno e fomentar o controle social. Entre as medidas, estava a reestruturação do Portal da Transparência, que teve a nova versão lançada em fevereiro. Além disso, o Governo empreendeu esforços para implantar as Setoriais de Controle Interno (SCIs) e apresentar projeto da Lei Anticorrupção, que foi sancionado em janeiro”, completou Ruy, enfatizando a importância das ações para a gestão e, consequentemente, para a população. O secretário disse ainda que a pauta da reunião foi enriquecedora, trazendo discussões positivas sobre a atividade. “É um momento de aprendizado, onde os controladores têm a oportunidade de ter um panorama do controle interno nacional”, finalizou.

Já o Controlador-Geral do Município do Recife, Rafael Figueiredo, reforçou a importância da reunião, sobretudo para o intercâmbio de informações e boas práticas. “Além disso, a partir desse encontro, é possível criar agendas de trabalho comum a todos os membros do Conaci, contribuindo para o aprimoramento da gestão pública no país”, comentou.

Durante a reunião, os representantes deliberaram sobre assuntos administrativos do Conaci e temasde relevância para o controle interno, tais como transparência das organizações sociais, Lei das Estatais, pautas apresentadas pela SCGE-PE; contabilização dos resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno, com a CGU; Observatório da Despesa Pública, no âmbito do CONACI, CGM/Recife; Manual de Orientação Técnica da Atividade de Auditoria Interna Governamental, apresentado também pela CGU, entre outros.

“Evoluímos bastante a parte técnica com as pautas apresentadas nesta reunião. O trabalho apresentado pela CGU por exemplo vai possibilitar mensurar os resultados obtidos pelos órgãos de controle. Outro ponto importante foi o da Lei das Estatais, cujo trabalho desenvolvido por Pernambuco é uma referência. A SCGE vem orientando as estatais para o cumprimento da lei, isso modifica os cenários e os efeitos para o Governo”, destacou o presidente do Conaci, Álvaro Fakredin. Ainda de acordo com ele, na reunião ficaram decididos os destinos das próximas missões internacionais – Indonésia, ainda este mês-, e Armênia, em Junho, ambas com o apoio do Banco Mundial. “Tivemos uma reunião excepcional em Pernambuco, com a presença de 32 membros e muitas discussões positivas”, concluiu.

 

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da SCGE-PE
Telefone: (81) 99984-4813
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br 
Site: www.scge.pe.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911