Sala de Imprensa > Notícias > Mato Grosso: CGE amplia rede na região Oeste para controle das despesas públicas
Postado em: 12 de março de 2018

Mato Grosso: CGE amplia rede na região Oeste para controle das despesas públicas

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) ampliou a rede de pessoas da região Oeste de Mato Grosso que pode ajudar no controle da aplicação dos recursos públicos mediante consultas no sistema “Mira Cidadão”. Durante a 12º edição da Caravana da Transformação, auditores do Estado apresentaram a ferramenta a prefeitos, vereadores, membros de conselhos de políticas públicas, controladores internos e imprensa dos municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória d´Oeste e São José dos Quatro Marcos.

O secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, explicou que a demonstração do sistema contribui para o exercício de um controle social mais qualificado. “Queremos que o cidadão seja também um auditor do dinheiro gerido pelo Governo do Estado. Mas é importante que este controle seja qualificado, com dados consistentes, o que é possível extrair via Mira Cidadão, sistema que traz os dados de forma aberta, sem seletividade”, disse.

O sistema surpreendeu aos que assistiram às apresentações por ser de fácil navegação, bem como a geração dos dados sobre as despesas do Governo do Estado com precisão e clareza. Para a controladora interna da Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, Juliana Cabral, a transparência é um instrumento de controle social na prevenção e no combate à corrupção. “Precisamos do olhar diferenciado da população principalmente para o controle preventivo”, disse.

O prefeito do município, Ronaldo Floriano dos Santos, comentou que a apresentação vai ao encontro do esforço que a gestão municipal tem feito para tornar real a transparência. “O mínimo que temos a fazer é ter a população ao nosso lado. Para isso, temos de ser o mais transparente possível. Este momento aqui é complementar e imprescindível para que possamos continuar fazendo este trabalho.”

O secretário-adjunto de Ouvidoria Geral e Inteligência da CGE, Christian Pizzatto de Moura, destacou que a transparência é uma obrigação da administração pública. Mas não basta apenas ser transparente para cumprimento de legislação. É preciso que a transparência seja compreendida pela população. E esta é a proposta do Mira Cidadão.

A apresentação foi também um momento de troca de informação sobre a atuação da CGE e de receber contribuições para a melhoria do Mira Cidadão. O controlador interno da Câmara Municipal de Cáceres, Lucas Pinheiro Sposito, sugeriu, por exemplo, que o sistema disponibilize não só os valores financeiros das despesas, mas também os resultados dos gastos, com a demonstração dos quantitativos físicos. O secretário-controlador respondeu que este é um dos novos módulos em desenvolvimento, além de paineis sobre receita pública e contratos.

Mira Cidadão

Capta em tempo real as informações do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan) do Estado e as disponibiliza em linguagem de fácil compreensão e com uma configuração clara e intuitiva.

Com apenas um clique ou com busca de conteúdo semelhante ao formato do Google, o cidadão pode fazer análises comparativas das despesas por ano, mês, secretaria, ação estratégica, municípios, fornecedores e destinação dos recursos.

A ferramenta é atualizada diariamente para que qualquer cidadão mato-grossense possa fiscalizar cada centavo aplicado pelo Estado em despesas de custeio, investimento, pessoal, dívida pública, etc.

Interação

De posse das consultas extraídas da ferramenta, o cidadão pode apresentar denúncias, sugestões e pedidos de informações complementares na Ouvidoria do Estado, pelos telefones 162 e 0800 647 1520 ou pelo endereço eletrônico http://www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao

Na eventualidade de dúvidas ou dificuldades para navegar na ferramenta, vídeos tutorias podem ser consultados na página inicial do Mira Cidadão. Se persistirem as dúvidas ou dificuldades, entrar em contato pelo e-mail: mira@controladoria.mt.gov.br

O Mira Cidadão foi desenvolvido por servidores da própria CGE e pode ser acessado pelo link www.miracidadao.mt.gov.br.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-MT
E-mail: ligianiaraujo@controladoria.mt.gov.br
Telefone: (65) 3613-4017 / 9664-5208 / 9982-0209
Site: www.controladoria.mt.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (21) 97500-4402