Sala de Imprensa > Notícias > Espírito Santo divulga salários dos servidores no Portal da Transparência
Postado em: 31 de julho de 2012

Espírito Santo divulga salários dos servidores no Portal da Transparência

T

O Espírito Santo é um dos cinco estados, além do Distrito Federal, que já disponibilizam para consulta os salários dos servidores da administração pública. A solenidade para anúncio da divulgação dos dados no Portal da Transparência e para a sanção da Lei da Ficha Limpa para servidores foi realizada no dia 30 de julho, no Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande e da presidente do Conaci e secretária estadual de Controle e Transparência, Angela Silvares.

Em sua apresentação do portal, Angela Silvares destacou que a divulgação dos salários dos servidores é mais um passo rumo à transparência, de acordo com o que prevê a Lei de Acesso à Informação. “Nos 90 países onde a lei já funciona, observa-se que quanto maior o índice de transparência, menores são os índices de corrupção”, disse.

Ela também ressaltou que a população poderá fazer o download da base de dados para criar filtros de pesquisa, o que é um diferencial do portal do Governo do Espírito Santo. Outra característica do site é que a lista de vencimentos do servidor poderá ser acessada na mesma ficha funcional, onde os dados se acumularão mês a mês.

Ainda durante a solenidade, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reforçou a importância da transparência na administração pública. “Queremos, cada vez mais, jogar luz sobre os atos do Governo do Espírito Santo, para que os capixabas possam perceber a transparência nos atos públicos, para que a população possa ter segurança, para tornar nossa gestão mais democrática e participativa”, destacou.

O governador também lembrou outras ações do Governo como a criação do Conselho de Transparência e do Portal da Transparência, além da realização da conferência estadual sobre o tema no Estado e da reestruturação da ouvidoria.

“Todas essas conquistas, em nome de maior efetividade dos controles e da aplicação dos recursos públicos, são importantes tanto para o nosso presente, quanto para o nosso futuro, na busca da construção de uma sociedade mais justa e igualitária para o Espírito Santo”, disse Casagrande.

Acesso aos dados

No www.transparencia.es.gov.br já podem ser consultados os vencimentos dos 59.175 servidores capixabas, incluindo efetivos, comissionados, temporários e estagiários, secretários de Estado, vice-governador e governador.

Remuneração bruta, outras remunerações (auxílio-alimentação, abono permanência, 1/3 de férias, valores retroativos referentes a promoções e decorrentes de decisão judicial), 13º salário e abate-teto são discriminados no site, junto com as informações funcionais dos servidores.

Os vencimentos serão atualizados mês a mês. Por enquanto, estão disponíveis os valores referentes aos meses de abril, maio e junho. Em breve serão lançados os salários pagos em julho.

Até as 18 horas de segunda-feira (30), primeiro dia da entrada da remuneração dos servidores no ar, o portal registrou 107.256 acessos, um aumento de 1.657% em relação à média diária, que é de 6.500 acessos.


…………………………………………………………………………………………………………………
Informações para a imprensa:
 
Assessoria de Comunicação CONACI
Aline Cesconetto -  Contato
 
Produção de texto: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099
Fotos: Thiago Guimarães / Secom-ES