Sala de Imprensa >

Conaci na Mídia

Sistema de Controle Interno do Amapá é um marco para o Brasil, diz Roberto Amoras - 16/03/2017

“O Amapá passou a ser referência de controle interno no Brasil”, disse o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Roberto Amoras, durante a sanção da lei que cria o Sistema de Controle Interno do Estado do Amapá. O evento ocorreu na última terça-feira, 14, no Palácio do Setentrião.

Durante o discurso, Amoras lembrou que o controle interno integrado está previsto desde a Constituição Federal de 1988, e que alguns Estados já tem a experiência de reunir todos esses órgãos. Entretanto, eles trabalham em um sistema de colegiado, geralmente chamado de Rede de Controle Interno.

O presidente do Conaci destaca que, em geral, essas redes são instituídas por meio de Termos de Cooperação Técnica, e dessa forma são frágeis, podendo ser desfeitas de acordo com o entendimento de cada gestão.

Com a criação do Sistema de Controle Interno do Estado por meio de lei, o Amapá marca a história do Brasil. “O Amapá é o primeiro estado a transformar em lei o controle interno integrado. A partir de agora, não há como retroceder. A integração, que é prevista na constituição, aqui se dará de fato e de direito”, comemorou Amoras.

Segundo o controlador-geral do Estado, Otni Alencar Junior, essa lei é o resultado de um trabalho conjunto do Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas (TCE), que só foi possível graças a um ambiente de confiança e harmônico de todas essas instituições, que iniciou ainda em 2015, quando o Governo do Estado liberou as senhas de acesso ao Sistema de Planejamento, Orçamento e Gestão (Siplag).

A confiança foi fortalecida ao longo de 2016, em meio a uma grave crise financeira, que afetou todos os poderes, durante as reuniões do Conselho Estadual de Gestão Fiscal, capitaneada pelo governador Waldez Góes e com atuação presente do secretário de Estado do Planejamento, Antônio Teles Junior.

“Quando a controladoria geral do Estado entendeu que tinha que cumprir essa missão de juntar os controles internos dos poderes, e pedir o apoio institucional do MP e TCE, foi visando qualificar as ações de controle, para que os recursos do Amapá, em meio a essa crise, sejam utilizados de forma eficiente”, finalizou o controlador-geral do Estado.

Matéria completa em: http://www.amapa.gov.br/noticia/1503/sistema-de-controle-interno-do-amapa-e-um-marco-para-o-brasil-diz-roberto-amoras 

Revista LEC: Bom trabalho fora dos holofotes - 19/09/2016

Clique e leia a reportagem do Conaci: Conaci_Revista Lec_15

Clique e leia a revista completa: Revista LEC Setembro 2016

Notícias publicadas sobre o XII Encontro Nacional de Controle Interno - 19/09/2016

Clique e leia: Notícias XII Encontro Nacional de Controle Interno

Jornal do Comércio: CGU não pode perder a independência, diz Roberto Amoras - 27/06/2016

Jornal do Comércio

Veja o vídeo clicando aqui.
Leia a matéria completa clicando aqui.

Portal Prefeitura de Porto Alegre: Órgãos de controle interno do Brasil reúnem-se em Porto Alegre - 16/06/2016

Matéria Conaci Porto Alegre

Clique aqui para ler a notícia na íntegra.

Jornal do Comércio: Combate à corrupção é alvo de evento de controle interno - 16/06/2016

jornal do comércio
Leia a matéria na íntegra: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/06/politica/505030-combate-a-corrupcao-e-alvo-de-evento-de-controle-interno.html

Jornal Estadão: Só espuma - 26/12/2015

Estadão

Jornal Hoje em Dia: Servidores terão patrimônio monitorado - 14/09/2015

14set2015_Conaci_Site_Interclip_Hoje em dia_Primeiro Plano

Site UOL: CGU pretende concluir processos contra empresas até final do ano, diz ministro - 14/09/2015

09set2015_Conaci_Site_UOL

Site R7 Notícias: Minas vai adotar controle de evolução patrimonial de servidores públicos - 14/09/2015

09set2015_Conaci_Site_Jornais Notícias_R7 Notícias