Sala de Imprensa > Notícias > Ceará: Conheça o projeto premiado pelo iF Design Awards 2018
Postado em: 12 de março de 2018

Ceará: Conheça o projeto premiado pelo iF Design Awards 2018

 O Governo do Ceará está reunindo os Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado dentro de uma nova plataforma: o Ceará Transparente. De linguagem acessível, a intenção é que as ferramentas disponíveis neste novo sistema facilitem o diálogo entre os cidadãos e o Governo. O Sistema está sendo desenvolvido pela Caiena – Tecnologia e Design, sob gestão da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR).

O Ceará Transparente permitirá que cidadãos de todo o Estado registrem manifestações, como reclamações, denúncias ou elogios à Ouvidoria. A plataforma tornará possível colher os dados dessas manifestações e centralizá-las em um só local. Outra funcionalidade será o Portal da Transparência, por meio do qual os cidadãos poderão acessar informações sobre serviços como saúde, educação e gastos públicos, por exemplo – tudo isso com uma linguagem cidadã criteriosamente desenvolvida e acessível à população. Além desta, a ferramenta de Acesso à Informação ficará disponível para que os cidadãos possam solicitar dados que não constem no Portal da Transparência.

Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, o projeto entregará um serviço mais completo e eficiente ao cidadão que busca participar da gestão pública e acompanhar as ações do Estado. “Com ele, nós pretendemos em um só ambiente de interface unir o Portal da Transparência do Estado, a Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), oferecendo um serviço de maior qualidade ao cidadão, através de uma linguagem fácil e acessível, e disponibilizando ainda serviços de cruzamento de dados, ambientes de discussão e acesso a redes sociais”, ressaltou.

A previsão é que o projeto seja entregue no primeiro semestre de 2018, mas desde o início do desenvolvimento os cidadãos já eram parte central do processo, testando as primeiras versões e fazendo suas sugestões para melhorias. A participação do público permite entender quem são as pessoas que usam os serviços de atendimento público e quais são as informações que buscam. Por isso, entre as iniciativas do projeto, as demonstrações públicas estiveram entre as práticas mais frequentes. Foram três demonstrações: uma no Cariri, em Juazeiro do Norte, outra no Vapt Vupt do Antônio Bezerra e uma no Instituto dos Cegos, ambos em Fortaleza. Ao final de cada acesso, uma pesquisa de satisfação era aplicada para avaliar o desempenho das ferramentas utilizadas.

De acordo com o Líder de Design da Caiena, Bruno Rigolino, metodologias como o design thinking e o metadesign foram fundamentais para que a equipe construísse uma experiência para o usuário com relação às próprias interfaces do sistema. “O que a gente fez foi observar como as pessoas interagiam com o sistema, se elas tinham dificuldade em algum momento para navegar ou para clicar ou para entender o que está escrito, por exemplo. E também focamos em saber qual foi a impressão que elas tiveram ao usar o sistema.  Buscamos trazer as opiniões das pessoas, a forma como elas se relacionam com o estado, como usam alguns serviços públicos, como veem o sistema, em relação aos processos de ouvidoria, transparência e acesso à informação, para que a gente construísse uma ferramenta com a qual o cidadão se identificasse”, completa.

Além das demonstrações públicas, a Caiena realizou Oficinas de Design em todo o período de desenvolvimento do Sistema. Para conhecer mais sobre o projeto e como foi seu desenvolvimento, acesse: http://ceara.caiena.net/

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-CE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @OuvidoriaCeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (21) 97500-4402