Sala de Imprensa > Notícias > CAGE RS inicia comemoração dos seus 70 anos com evento histórico
Postado em: 9 de novembro de 2018

CAGE RS inicia comemoração dos seus 70 anos com evento histórico

O Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e Contador e Auditor-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Álvaro Fakredin, fez a abertura do evento em comemoração aos 70 anos da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE/RS). A reunião-almoço em celebração a criação do órgão de controle interno do Estado gaúcho foi realizada nesta sexta-feira (09), no Salão Nobre da Associação Comercial de Porto Alegre.

Durante seu discurso, Fakredin afirmou que o controle interno é uma das grandes ferramentas para consolidação da democracia, dando destaque as sete décadas de existência da CAGE e seu pioneirismo na missão de controle e orientação dos gestores. “Junto ao CONACI, a CAGE assumiu posição de protagonismo, desde 2015”, ressaltou.

A programação do evento incluiu palestra com o Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, sobre “O combate à corrupção e o futuro do Controle Interno do Brasil”.

Em seu pronunciamento, Rosário disse que o segredo no aumento da transparência está na simplificação. “Nós estamos na terceira onda da transparência, que são os dados abertos, e a CAGE, aqui no Rio Grande do Sul, foi uma pioneira nesse processo”, reconheceu. O ministro afirmou ainda que, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do RS é um caso singular no país, por ser “o único órgão de controle interno constitucional que fiscaliza também os demais poderes, além do ministério Público, Defensoria e o próprio Tribunal de Contas do estado, o que é extremamente positivo por aumentar o nível de controle onde ele ainda é incipiente, além da transparência da administração pública estadual, como um todo”, avaliou.

A solenidade reuniu autoridades e representações de diversos órgãos, como Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministério Público (MP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), dirigentes de Estatais e Autarquias, representantes de entidades associativas, entre outros, além da presença do Secretário da Fazenda, Luís Antônio Bins e do Vice-Governador do RS, José Paulo Cairóli.

 

Informações sobre o CONACI:

Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911