Sala de Imprensa > Notícias > Belo Horizonte encerra 27ª Reunião Técnica do CONACI
Postado em: 8 de junho de 2018

Belo Horizonte encerra 27ª Reunião Técnica do CONACI

Evento reuniu 29 membros de órgãos de controle interno de estados e capitais do país

A 27ª Reunião Técnica do Conselho Nacional do Controle Interno (CONACI), que teve como anfitriãs a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e a Controladoria-Geral do Município (CTGM/BH), encerrou nesta sexta-feira (08).

Foram dois dias de trabalho em que 29 membros de órgãos de controle interno de estados e capitais do país puderam trocar experiências, além de compartilhar informações e conhecimentos, contribuindo para o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle já aplicados no país.

Durante a Reunião, os representantes do controle interno debateram sobre questões administrativas do CONACI, tais como a proposta de criação de GT para elaboração do Planejamento Estratégico 2019-2022; novo site institucional; Projeto de Capacitação/Certificação de Auditores e Controladores Internos brasileiros pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE); eleição do novo 2º Vice-Presidente do CONACI, entre outras questões relevantes ao Conselho.

O Controlador-Geral do município de Belo Horizonte (CTGM/BH), Leonardo de Araújo Ferraz, foi eleito por votação como 2º Vice-Presidente do Conselho e, assumindo sua vaga no Conselho Fiscal, foi eleita Nair Mota Dias (CGM/Macapá).

Para Flávio Jucá, 1º Vice-Presidente do CONACI, as Reuniões Técnicas (RTCs) são de grande importância por congregar todos os membros do Conselho, momento em que cada participante absorve novas ideias e conhecimento, voltando para sua base com a bagagem cheia de desafios. “Essa edição em especial, que teve sua abertura com o Seminário 30 anos da constituição – A Evolução do Controle é de grande relevância por trazer a discussão sobre qual controle queremos ser, oportunizando a reflexão sobre o tema”, disse.

Na avaliação do presidente do CONACI, Álvaro Fakredin, o evento em Belo Horizonte foi excepcional, tanto pela receptividade das Controladorias-Gerais do Estado e do Município quanto pelo número de representações presentes. “Iniciamos um trabalho de discussão sobre os reflexos dos efeitos da Constituição de 1988 até hoje no vetor do controle interno, e daqui a temática será ampliada em nosso Encontro Nacional, a ser realizado em agosto, em Macapá”, disse. Segundo Fakredin, o início desse debate em BH é histórico, por se tratar de um Estado com representatividade, sempre presente no cenário político do Brasil. “Trazer esse debate da Constituição e seus efeitos no controle interno de Belo Horizonte serve como base para levarmos adiante a discussão em outros pontos do país. Tenho certeza que, a partir da 27ª RTC, novas visões a respeito do controle interno vão surgir no cenário e na jurisprudência nacional”, concluiu.

A 27ª RTC foi a segunda Reunião realizada pelo Conselho neste ano, estando a próxima edição marcada para os dias 30 e 31 de agosto, em Macapá. Na oportunidade também será realizado o XIV Encontro Nacional de Controle Interno, dia 29.

Comenda Honra ao Mérito em Controle Interno

Seguindo a programação de pauta da Reunião Técnica do CONACI, foi realizada votação para outorgar comenda de Honra ao Mérito em Controle Interno, elegendo três personalidades em duas categorias – Contribuição Institucional e Contribuição Honorífica – a serem homenageadas por contribuírem para o fortalecimento do Conselho e do controle interno.

Acordo de Cooperação Técnica

Durante a programação da 27ª RTC, o Controlador-Geral do município de Belo Horizonte (CTGM/BH), Leonardo de Araújo Ferraz, divulgou o recente acordo de cooperação técnica firmado entre a CTGM e a Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG), para implementação de ações conjuntas como o compartilhamento de dados, intercâmbio de tecnologia e informações. Segundo Ferraz, “Iniciativas como essa devem ser fomentadas, a fim de fortalecer as ações integradas de controle na busca de um controle interno fortalecido no país” afirmou.

 

Mais informações sobre o Conaci:

Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911