Sala de Imprensa > Notícias > Amapá será sede do maior evento de Controle Interno Governamental do Brasil
Postado em: 9 de agosto de 2018

Amapá será sede do maior evento de Controle Interno Governamental do Brasil

XIV Encontro Nacional de Controle Interno acontece nos dias 29 e 30 de agosto, em Macapá. 

O Estado do Amapá sediará, nos dias 29 e 30 de agosto, o XIV Encontro Nacional de Controle Interno, considerado o maior evento de Controle Interno Governamental do Brasil, e nos dias 30 e 31 de agosto, a 28ª Reunião Técnica do CONACI.

Durante o Encontro, serão apresentados e debatidos temas relacionados à governança, transparência, acesso à informação, prevenção e combate à corrupção. O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Governo do Estado do Amapá, e tem como objetivo reunir dirigentes de órgãos públicos estaduais, municipais e federais para discutir mecanismos de fortalecimento da gestão pública e contra a corrupção.

A programação do encontro contará com a participação de profissionais, especialistas, professores e servidores públicos, de todo o Brasil, que compartilharão conhecimento e experiências sobre a implementação de políticas de controle interno e gestão pública, e aperfeiçoamento das ações preventivas de controle interno.

Entre os palestrantes confirmados estão: Wagner de Campos Rosário, Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que fará a Conferência Magna de Abertura, com o tema: A História do Controle Interno desde a Constituição Federal de 1988. O Advogado da União, André Luiz de Almeida Mendonça e o Auditor Federal Matheus Bredt Menezes dividirão um painel que tratará do tema “Os Pilares do Acordo de Leniência”.

Durante o encontro, serão debatidos também “A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA)”; “Gestão de riscos e controle interno como instrumentos de governança: os desafios do amanhã, hoje”; “O Fortalecimento e o Empoderamento do Controle Interno Municipal no Combate à Corrupção”; “A Lei nº 13.655/2018: Polêmicas e perspectivas para a gestão pública e para o controle interno” e “Um Novo Controle para um Novo Tempo”.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas por qualquer pessoa interessada no assunto através do endereço eletrônico https://doity.com.br/-encontro-nacional-de-controle-interno-en até o dia do evento. A programação completa também está disponível no site.

 

Reunião Técnica

Junto ao XIV Encontro Nacional de Controle Interno, acontece também a 28ª Reunião Técnica do Conaci, momento em que os membros do conselho discutem temas técnicos e deliberar sobre os assuntos administrativos.

Na ocasião, diversos representantes governamentais de controle interno da União, Estados e capitais brasileiras debaterão assuntos relacionados ao fortalecimento do setor, bem como deliberações e articulações para implementação de melhorias de gestão.

 

Sobre o Conaci

Atualmente, a instituição é composta por 49 membros, representantes de secretarias de controle interno, auditorias gerais e ouvidorias gerais dos 27 estados, Distrito Federal, União e 19 capitais. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Faz parte de suas atividades a coordenação e articulação das ações de interesse dos órgãos de controle interno, a realização de debates e eventos de interesse dos órgãos de controle interno, a coordenação e o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

 

Mais informações sobre o CONACI:

Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911